Esta menina muito curiosa...

... será o centro das atenções na próxima exposição da Fadinha. Fiquem atentos! :)
Já que é domingo, fica a sugestão: Up - Altamente, versão 3D. Lindo!
Beijinhos

Pó de Arroz



Criação de logotipo para este espaço em Sintra.

A Fadinha agradece todas as mensagens de apoio referentes ao post anterior e deseja a todos um óptimo fim de semana! Beijinhos

Descobre as diferenças...



No passado fim de semana veio-me parar às mãos um folheto que publicitava um Infantário. Qual não é o meu espanto quando me deparo com a imagem/logotipo que não é mais do que uma cópia/adaptação de uma ilustração que criei para a exposição Chaminés de Fadas, tal como podem comprovar pela imagem acima. Escrevi para a entidade privada em causa, confrontando-os com este facto tão evidente. Tendo em conta uma resposta rápida, a apresentação de desculpas e a demonstração de arrependimento, não irei revelar a identidade dos mesmos. É verdade, ainda me resta algum bom senso.

No entanto, tratando-se de um caso flagrante, senti necessidade (como devem imaginar fiquei FURIOSA) de o expôr aqui neste espaço, partilhando-o com todos aqueles que me visitam e acreditam no meu trabalho.
É lamentável que este tipo de atitudes continue a desvalorizar e a menosprezar todo o trabalho de pessoas que encaram a sua profissão seriamente e com grande responsabilidade.
Actos como este demonstram falta de caracter e ética profissional bem como o desrespeito total pelo trabalho criativo.
Não sei se devo pensar que a falta de criatividade abunda na cabeça dos "aprendizes de feiticeiro" - como eu lhes chamo - ou se devo encarar este tipo de situações por um lado positivo. Afinal, já me imitam... O meu trabalho deve ser espectacular!

Tenho-me deparado com outras situações em que o meu trabalho é uma suposta "fonte de inspiração" (como por exemplo) aos quais nem tenho dado muita atenção.
Mas este caso pareceu-me muito grave e tirou-me do sério, uma vez que se trata de toda a imagem do referido espaço. Ou seja, alguém achou piada à minha ilustração e adaptou-a, mudando as cores e as casinhas de lugar, acrescentando alguns elementos para, literalmente, disfarçar a coisa. A composição base é exactamente a mesma mas a ilustração final não é igual... e o infantário irá atrair "clientes" com a minha ideia...

Este desabafo é mais um alerta que se junta a muitos outros que vou encontrando na internet. É algo que acontece cada vez mais frequentemente e devemos estar atentos. Peço a todos um favor: se, por acaso, ao deambularem por este mundo imenso, encontrarem algo parecido com o meu trabalho, avisem-me. Sim, porque eu tenho consciência que voltará a acontecer.

Julgo que, ontem, os responsáveis pelo sucedido aprenderam algo novo: o respeito pelos direitos de autor. Espero sinceramente que este seja um dos princípios transmitidos na educação das crianças que passarão por aquele infantário.
Num mundo onde reina a falta de valores, devemos (tentar) fazer a diferença.

Beijinhos

Silêncio...

Aviso de porta pintado à mão em papel de aguarela e contracolado em cartolina rosa, com 97mm largura por 245mm de altura.
Amanhã a Fadinha estará aqui com a Alexandra Pinheiro e a Trinta Por Uma Linha a apresentar o livro "Emília e o Chá de Tília". Apareçam! :)

Ruben

Um quadro para o quarto do pequeno Ruben e o respectivo pin que acompanhará sempre a sua mãe.